O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO?

(2012)




(+ vídeos OQVEO?)

Sob infinitos olhos das câmeras de vigilância publica, sujeitos lutam entre si e consigo mesmo na escada íngreme do poder. Pela selva acinzentada vagam todos os animais abandonados: quem os representa? O QUE VOCE ESTÁ OLHANDO? Busca ressaltar nos relevos da cidade as contradições e faíscas das nossas relações, revirar o asfalto, questionar que lugar é esse e por quem ele é feito. Em que degrau da escada estamos nós? Quem carrega os registros da nossa segurança? Entre gritos, programas de auditório e promessas de salvação, quem representa quem?

----------------------------------------------------


  O QUE VOCÊ ESTÁ OLHANDO? utiliza como princípio o conceito de Site Specific, ação voltada e criada de acordo com o espaço arquitetônico e feito a partir de, ou realizada em, um local específico, explorando a relação com o ambiente urbano. Tendo como pesquisa teórica durante seu processo de criação os livros “O Teatro e seu Duplo” de Antonin Artaud, o “Espectador Emancipado” de Jacques Rancière. Além de “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault que nos fez inspirar e ampliar a discussão de arte e política provocadas por meio do trabalho.
   

Para a ação performática, o grupo realizou laboratórios de investigação na Academia da Polícia Militar e a Igreja Universal, ambos em Florianópolis. A escolha por conhecer estes dois espaços partiu da influência da obra de Foucault neste trabalho. A partir do questionamento do que é permitido fazer no espaço público e os limites da liberdade dos indivíduos enquanto agentes transformadores da cidade. Partindo de um jogo de poderes que se estabelece entre os performers, em que cada um deve executar uma estratégia para ascender ao controle da situação, a vigilância dos olhares de dentro e fora perpassa todo o percurso da ação intervencionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário